O objetivo do curso, realizado pelo Comando de Operações Penitenciárias (COP), é capacitar policiais para atuar como interventores táticos prisionais em situações de média e alta complexidade, bem como na resolução de conflitos dentro das unidades prisionais. Durante o treinamento, serão ensinados procedimentos e técnicas dentro da legalidade e do uso da força, contribuindo para a formação de multiplicadores e instrutores nesta área.
Com duração aproximada de 25 dias e carga horária de 335 horas aulas, o I Coitap-AL será realizado em Maceió. Foram disponibilizadas 40 vagas para o curso, sendo destinadas 25 vagas para policiais penais integrantes do COP/Maceió, sendo 16 para a Divisão de Operações Táticas, 8 vagas para policiais penais lotados em unidades prisionais de Alagoas, 5 vagas para policiais penais de outros estados e 2 vagas para outras forças de segurança pública.
Os interessados em participar do curso podem se inscrever acessando o link disponível na bio da Seris no Instagram (sistemaprisionalalagoas). A aula inaugural está prevista para o dia 10 de março de 2025, e a capacitação visa aprimorar as habilidades dos policiais penais para lidar com situações de alta pressão e complexidade nos presídios.
Dessa forma, o I Curso Operacional de Intervenção Tática Prisional realizado em Alagoas se destaca como uma importante iniciativa para a melhoria da atuação dos agentes penitenciários no enfrentamento de situações desafiadoras no ambiente prisional.