A iniciativa, promovida pela Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), visa desenvolver uma visão estratégica e fomentar um posicionamento crítico sobre a gestão de cooperativas. A Superintendente de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Maria Gurgel, ressaltou que uma das finalidades do curso é atender às demandas do mercado em diversos segmentos do cooperativismo.
Segundo Maria, o objetivo é incentivar a adoção de práticas de gestão e governança alinhadas aos princípios éticos do cooperativismo e à responsabilidade socioambiental, contribuindo para o fortalecimento do setor. A secretária Alice Beltrão destacou a necessidade do curso, afirmando que sempre houve demanda por capacitação no setor cooperativista.
O evento contou ainda com a programação do dia, que incluiu a abertura de boas-vindas, apresentação da grade do curso, intervalo para almoço e a primeira aula, que está agendada para as 13h30. A expectativa é de que os alunos aproveitem ao máximo essa oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na área do cooperativismo, economia solidária e agricultura familiar, beneficiando não apenas suas próprias carreiras, mas também o desenvolvimento econômico e social do estado de Alagoas.