Destinado a profissionais de diversas instituições de segurança pública, o objetivo do COI é aprimorar as habilidades de atuação na área de inteligência. Os participantes terão acesso a conhecimentos teóricos e práticos, com foco em técnicas de coleta de informações e procedimentos operacionais que visam a obtenção de dados cruciais para a produção de conhecimentos estratégicos relevantes para a segurança.
O curso atraiu representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal Federal, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros Militar, abrangendo profissionais de estados como Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Bahia, Amazonas, Amapá, Espírito Santo e do Distrito Federal. Essa diversidade de participantes reforça a intenção de integração entre as forças de segurança de diferentes regiões do país.
Durante a cerimônia de abertura, a mesa foi composta por diversas autoridades, entre elas o Delegado-Geral da Polícia Civil de Alagoas, Gustavo Xavier; o delegado Felipe César Gonçalves Mendonça, coordenador do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Regional Nordeste; o chefe da Inteligência Integrada da SSP/AL, Major Nivaldo Santos Sampaio; e outros representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
Gustavo Xavier destacou a importância da colaboração entre as instituições na área de inteligência, afirmando que essa atuações conjuntas são fundamentais para a redução da criminalidade e a preservação da vida dos cidadãos alagoanos. Por sua vez, Felipe César Gonçalves Mendonça enfatizou a satisfação em ver a integração de dez estados, ressaltando que a proposta da Senasp é fomentar a cooperação não apenas entre as instituições envolvidas, mas também entre os diferentes estados da federação. Essa iniciativa promete fortalecer as estratégias de segurança e potencializar ações comuns no combate à criminalidade em todo o território nacional.