Curso de Investigação de Surtos e Epidemias fortalece estratégias de vigilância epidemiológica em Alagoas



A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) deu início nesta quarta-feira (19) a um Curso de Investigação de Surtos e Epidemias no Centro Universitário Cesmac, localizado no bairro Farol, em Maceió. O curso, destinado a técnicos e coordenadores da área de vigilância epidemiológica do Estado e municípios, visa fortalecer as estratégias no combate a surtos, epidemias e pandemias.

A coordenadora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesau, Joice Cabral, destacou a importância do curso como uma forma de ampliar o conhecimento técnico e compartilhar protocolos atualizados para lidar com situações de emergência na área da saúde. A intenção é garantir a segurança da população diante de qualquer tipo de crise epidemiológica.

Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de trocar experiências e construir políticas eficazes de identificação e combate a doenças. A assessora técnica do Cievs, Yrla Santos, ressaltou a importância de contar com profissionais capacitados para atuar na identificação e combate de surtos, epidemias e pandemias em todo o Estado.

Além disso, a parceria entre as esferas da administração pública, como destacou a diretora de vigilância em saúde da cidade do Pilar, Francine Wanderley, é fundamental para manter uma rede de vigilância eficiente e proteger a população de danos maiores.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) tem como objetivo fortalecer a capacidade do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde de identificar precocemente as emergências em saúde pública. O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância da integração entre o Estado e os municípios no processo de investigação de surtos, epidemias e pandemias para garantir a eficácia das ações de vigilância e assistência em saúde.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo