Os últimos detalhes para a implementação do curso foram discutidos em uma reunião realizada na Semed, nesta segunda-feira (11), com representantes da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur). Durante o encontro, Jefferson Simons, coordenador do Núcleo de Línguas Estrangeiras e idealizador do curso, ressaltou a importância de capacitar esses profissionais, uma vez que o turismo é um dos principais impulsionadores da economia de Maceió. No entanto, é preciso superar a falta de conhecimento em línguas estrangeiras.
O curso de espanhol básico terá duração de três meses, com duas aulas por semana, ministradas por profissionais da rede pública de ensino. Nessa primeira etapa, 52 profissionais do turismo local serão contemplados e divididos em duas turmas.
A iniciativa é vista como fundamental para o setor, conforme destaca Alfredo Tenório, superintendente de Governança e Gestão Interna da Semtur. Ele ressalta o crescente número de turistas estrangeiros que visitam a capital alagoana todos os anos, especialmente da América Latina. Nesse sentido, o conhecimento em espanhol é essencial para garantir um bom acolhimento e uma melhor venda dos produtos locais.
Quanto à organização do curso, a Secretaria de Educação ficará responsável por oferecer o espaço das aulas, o material didático e os professores. Já a Semtur colaborará com o apoio aos profissionais do turismo e demais materiais necessários.
Marcelle Telles, superintendente de Governança e Gestão Interna da Semed, ressalta a importância da iniciativa do Núcleo de Línguas, pois considera essencial a capacitação das pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho, mas que precisam se aprimorar. Ela lembra que Maceió é o destino mais procurado do Brasil e recebe muitos turistas que falam apenas espanhol. Portanto, capacitar esses profissionais para atender melhor aos turistas internacionais é uma oportunidade única para a Semed.
Essa parceria entre as secretarias de Educação e Turismo de Maceió visa não apenas aprimorar a experiência dos turistas na cidade, mas também beneficiar os profissionais do setor, proporcionando a eles mais oportunidades de trabalho e um maior entendimento com os visitantes.