A confirmação do diagnóstico da meningite ocorreu no dia 19, e mesmo após a liberação da paciente, as pessoas que tiveram contato com ela continuarão sendo monitoradas até o início de setembro. Pais e professores foram aconselhados e a Prefeitura de Maceió garantiu que a observação dentro da escola onde a menina estuda foi intensificada, sem registros de novos casos até o momento.
A Secretaria de Saúde de Maceió divulgou uma nota em que informa que o caso de meningite foi identificado pelos serviços de saúde no domingo (18), e que as equipes da Vigilância já estavam em contato com a família e a escola da criança no dia seguinte, na segunda-feira (19).
Além disso, a SMS declarou que na terça-feira (20) saiu o resultado do exame que confirmou o diagnóstico, e que logo foi iniciado o tratamento preventivo para os contatos próximos. Após receber alta do HGE, a criança continuará sendo monitorada pela SMS até o início de setembro.
A preocupação com a disseminação da doença levou as autoridades de saúde a adotarem medidas preventivas e de orientação para evitar novos casos. A vigilância e o acompanhamento constante são essenciais para garantir a segurança da população e a rápida identificação de possíveis novos casos de meningite.