O médico compartilhou sua consternação ao preencher mais uma declaração de óbito devido a doença meningocócica, ressaltando a importância da vacinação para evitar doenças que podem ser prevenidas. Mesmo com todas as informações e orientações sobre vacinação, o especialista afirmou que ainda escuta pais e mães questionando se vale a pena vacinar contra determinadas doenças.
De acordo com Gonçalves, a criança chegou à unidade de saúde e veio a óbito em menos de 24 horas, em decorrência da doença. O pediatra destacou a gravidade das lesões típicas da meningite e fez um alerta sobre a importância de vacinar as crianças não apenas quando a doença está em evidência.
Em sua publicação, o médico enfatizou que o custo da vacina não deve ser um impeditivo para a imunização, pois o risco de perder um filho para uma doença evitável é algo inaceitável. A vacinação preventiva é a melhor forma de proteger as crianças e evitar tragédias como a que ocorreu com a vítima de meningite em Maceió.
Diante desse triste episódio, a comunidade médica reforça a importância da conscientização sobre a vacinação e da prevenção de doenças que podem ser evitadas. A morte prematura dessa criança serve como um alerta para a necessidade de priorizar a saúde e a proteção dos pequenos, investindo em medidas preventivas que possam salvar vidas.







