Cresce o número de católicos no mundo, segundo dados do Vaticano. América lidera, mas África tem maior aumento percentual.



O número de católicos no mundo continua a crescer, de acordo com dados apresentados pelo Anuário Pontifício 2025, divulgado pelo Escritório Central de Estatística da Igreja. Entre os anos de 2022 e 2023, houve um aumento de aproximadamente 1,15% na população católica global, chegando a um total de cerca de 1,406 bilhão de fiéis em todo o planeta.

O continente com o maior número de católicos continua sendo a América, sendo que em 2023, 47,8% dos católicos do mundo estavam nessa região. No entanto, a África foi o continente que apresentou o maior crescimento percentual de fiéis, com um aumento de 3,31% em relação ao período anterior.

Dentre os países, o Brasil se destaca como o que possui o maior número de católicos, com aproximadamente 182 milhões de fiéis, representando 13% do total mundial. Outras nações como Argentina, Colômbia e Paraguai também possuem uma grande parcela de sua população praticante da religião católica.

Na Europa, o crescimento da comunidade católica foi mais modesto, com um aumento de apenas 0,2%. Países como Itália, Polônia e Espanha são os que reúnem o maior número de fiéis no continente.

Já na África, o número de católicos aumentou consideravelmente, passando de 272 milhões em 2022 para 281 milhões em 2023. A República Democrática do Congo lidera a lista de países com maior número de católicos batizados, seguida pela Nigéria.

No continente asiático, houve um aumento de 0,6% no número de católicos, com destaque para os países do Sudeste Asiático, como Filipinas e Índia, que concentram a maior parte dos fiéis da região.

Enquanto isso, na Oceania, a comunidade católica cresceu 1,9%, totalizando pouco mais de 11 milhões de fiéis em 2023. Esse aumento reflete a tendência de crescimento da religião católica em todo o mundo, consolidando sua posição como uma das maiores crenças globais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo