Correios Estendem Prazo do PDV em Busca de 10 Mil Desligamentos e Lançam Novo Plano de Saúde para Funcionários e Familiares

Os Correios anunciaram, na última sexta-feira, uma extensão no prazo para adesão ao Programa de Demissão Voluntária (PDV), framework crucial no esforço de reestruturação da empresa. A nova data limite para que os funcionários se inscrevam será até 7 de abril, um acréscimo de uma semana em relação ao prazo original, que expiraria na próxima terça-feira.

A decisão de prorrogar o prazo foi fundamentada na necessidade de implementar de maneira completa um novo plano de saúde familiar, que busca mitigar a resistência ao desligamento voluntário entre os empregados. Apesar da ação, o número de adesões ao PDV até o momento está em cerca de 3 mil funcionários, um número considerado aquém da meta estipulada de 10 mil desligamentos.

O PDV é uma tentativa de revitalizar os Correios, que enfrentam uma das fases mais críticas de sua trajetória. Com uma meta adicional de reduzir 5 mil postos de trabalho até 2027, a empresa projeta uma economia anual de aproximadamente R$ 2,1 bilhões. Para tornar a iniciativa mais atraente, a administração criou um novo plano de saúde que abrange familiares até o quarto grau, uma resposta a uma das principais demandas dos trabalhadores. Embora os custos recaiam sobre os empregados, os valores oferecidos são inferiores aos encontrados no mercado, o que pode representar uma vantagem para muitos.

Recentemente, a proposta de expansão do plano de saúde foi aprovada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), permitindo sua aplicação em 22 estados e no Distrito Federal. A partir de terça-feira, os funcionários poderão realizar o pré-cadastro e a inscrição, facilitando o acesso aos novos planos de saúde.

Quanto ao PDV, a estatal informa que aqueles que finalizarem o processo até 31 de março serão desligados no dia 14 de abril, enquanto os demais desligamentos serão agendados para maio. Apesar das expectativas otimistas da direção, a adesão ao programa ainda levanta incertezas, especialmente em relação aos limites das indenizações, que chegam a R$ 600 mil. Este PDV atual se refaz a partir do programa criado no ano passado sob a gestão do ex-presidente Fabiano Silva dos Santos, que resultou em adesão de cerca de 3,6 mil funcionários. Assim, a empresa se depara com desafios significativos enquanto tentam navegar por esta reestruturação complexa.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo