Corregedoria da Seap do Rio investiga esquema de extorsão de detentos para emissão de laudos no Complexo de Gericinó. Afastados três servidores.



A Corregedoria da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro está investigando um suposto esquema de extorsão de detentos para a emissão de laudos. De acordo com informações preliminares, a emissão dos laudos, que tinham como objetivo conceder o benefício de prisão no modelo albergue domiciliar, estava condicionada ao pagamento de propina. O caso envolve servidores do Hospital Hamilton Agostinho, localizado no Complexo de Gericinó.

A corregedoria está investigando duas possíveis ocorrências relacionadas a esse esquema de extorsão, o que resultou no afastamento de três servidores: Thiago Franco Lopes, diretor da unidade prisional; Aleksandro dos Santos Rosa, subdiretor da unidade; e Márcio Santos Ferreira, chefe de segurança da unidade. A Seap também está apurando a possível participação de outros servidores da pasta e, na última quarta-feira (4/12), enviou um relatório ao Ministério Público para que sejam tomadas as devidas providências.

Em nota enviada ao Metrópoles, a secretaria afirmou que repudia qualquer ato de corrupção, que vai contra o Estatuto da Integridade Pública da instituição, e se colocou à disposição da Justiça para colaborar com as investigações. A reportagem não conseguiu contato com a defesa dos servidores citados, mas está aberta para eventuais manifestações.

Esse tipo de esquema envolvendo extorsão de detentos para a obtenção de benefícios prisionais é uma prática grave que compromete a integridade do sistema penitenciário e a busca pela justiça. A atuação da Corregedoria da Seap é essencial para identificar e punir os responsáveis por esse tipo de conduta ilícita, garantindo a transparência e a correção das ações no ambiente carcerário. A sociedade espera que esse caso seja esclarecido e que medidas efetivas sejam tomadas para evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo