Coreia do Norte lança balões com lixo sobre Coreia do Sul em meio a tensões na fronteira intercoreana.



Coreia do Norte lança balões com lixo em direção à Coreia do Sul

As tensões na península coreana aumentaram mais uma vez, com os militares sul-coreanos informando que a Coreia do Norte lançou novos balões em direção ao território sul-coreano. Segundo o Estado-Maior Conjunto, os balões estão se movendo para o sul e provavelmente transportam lixo.

Autoridades sul-coreanas pedem aos cidadãos que evitem tocar nos balões e denunciem sua presença às autoridades militares e policiais. Desde maio, a Coreia do Norte tem realizado uma série de lançamentos de balões contendo estrume, pontas de cigarro, restos de pano, pilhas usadas e vinil em diversas partes do país vizinho.

Embora nenhum material altamente perigoso tenha sido encontrado nos balões, a população sul-coreana permanece em alerta. A Coreia do Norte justificou sua ação como uma retaliação contra ativistas sul-coreanos que distribuíram panfletos políticos críticos à liderança do país através da fronteira.

A tensão foi ainda mais inflamada quando a irmã do líder norte-coreano, Kim Yo Jong, ameaçou retaliar após um grupo sul-coreano afirmar ter enviado 20 balões contendo 300 mil folhetos de propaganda, 5 mil pendrives com músicas pop e dramas de TV sul-coreanos, além de notas de dólar americano através da fronteira na noite anterior.

O lançamento dos balões com lixo é mais um capítulo na longa história de conflitos e provocações entre as duas Coreias, aumentando a preocupação com a escalada da tensão na região. Observadores internacionais alertam para a necessidade de diálogo e diplomacia para evitar uma crise ainda maior. Enquanto isso, a população sul-coreana permanece em estado de alerta diante das provocações vindas do Norte.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo