A cerimônia, que marca o início da moagem, contará com uma missa em ação de graças e com um culto. A diretoria e funcionários da cooperativa, juntamente com diversas autoridades do Vale do Satuba, estarão presentes. O evento ocorrerá na área industrial da Copervales, situada na Usina Uruba, zona rural de Atalaia, com início às 9h30.
A Copervales possui uma área de aproximadamente 12 mil hectares de propriedade de cooperados, além de 4 mil hectares agricultáveis do contrato de arrendamento da Usina Uruba, pertencente à Massa Falida da Laginha Agro Industrial S.A. Essa área estava ociosa e, desde 2015, voltou a ser produtiva, gerando renda para a região.
Na safra passada (2022/2023), a Copervales empregou cerca de dois mil trabalhadores de forma direta e aproximadamente três mil de forma indireta. Desde a instalação da cooperativa na Usina Uruba, foram realizados investimentos na recuperação e manutenção de maquinários, além de significativos investimentos nas áreas de plantio.
Além disso, a direção da Copervales vem realizando melhorias internas para proporcionar mais comodidade aos colaboradores. Em setembro de 2023, o refeitório destinado aos funcionários foi modernizado e a empresa responsável pelo fornecimento de alimentação foi substituída. Também foram efetuados ajustes no sistema de transporte dos trabalhadores.
Com a celebração do início da moagem da safra 2023/2024, a Copervales sinaliza seu compromisso em superar recordes e promover o desenvolvimento econômico da região. A expectativa é que a produção desta safra seja ainda maior, impulsionada pelos investimentos e aperfeiçoamentos realizados pela cooperativa.
A moagem de cana-de-açúcar é uma atividade tradicional e essencial para a economia local, gerando empregos e renda para a população. A safra 2023/2024 promete ser um marco na história da Copervales, consolidando-a como referência na produção sucroenergética.