Cooperativismo de Crédito é celebrado com o tema “Apoiando pessoas, impulsionando negócios e transformando comunidades” em 2023

No dia 19 de outubro de 2023, o mundo celebrará o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito com o tema “Apoiando pessoas, impulsionando negócios e transformando comunidades”. Essa data, que já vem sendo comemorada há 75 anos, sempre na terceira quinta-feira de outubro, foi instituída pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu).

De acordo com o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2023, o Brasil conta com 728 cooperativas de crédito, atendendo a mais de 15,5 milhões de cooperados e gerando mais de 99 mil empregos diretos. Além disso, o setor possui cerca de 9 mil unidades de atendimento, tornando-se a maior rede de postos físicos do país. Vale ressaltar que, em 332 municípios, a Cooperativa de Crédito é a única instituição financeira fisicamente presente.

Karina Lira, gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Expansão, destaca que esses números demonstram a força do Cooperativismo Financeiro, que alia produtividade e desenvolvimento local. A cooperativa de crédito é o modelo de instituição financeira que mais cresce no Brasil, graças ao atendimento personalizado e à contribuição com o desenvolvimento das regiões em que atua.

O Banco Central atribui esse crescimento ao relacionamento próximo, característico das cooperativas de crédito, à proximidade com o setor agropecuário e aos investimentos em infraestrutura tecnológica e canais digitais de atendimento, além do aprimoramento da estrutura regulatória. É importante destacar que as cooperativas de crédito também têm sido um grande auxílio para as pequenas empresas, que têm mais sucesso ao obter crédito junto às cooperativas do que no setor bancário.

Ao movimentar suas finanças em uma cooperativa de crédito, o associado recebe um percentual de participação nos resultados financeiros da cooperativa, proporcional à sua movimentação. Esse modelo de negócio gera um ciclo virtuoso centrado nas pessoas, onde uns investem e outros podem acessar crédito para realizar seus sonhos ou empreender, gerando crescimento econômico na região.

Além disso, as cooperativas de crédito oferecem vantagens como relacionamento próximo, com especialistas que buscam solucionar as necessidades dos associados, e taxas mais justas do que as praticadas no mercado. Assim como os bancos tradicionais, as cooperativas de crédito também são reguladas pelo Banco Central do Brasil. No entanto, o associado não é apenas um cliente, ele é dono, investidor e usuário dos serviços prestados pela instituição, participando das decisões da cooperativa e da distribuição dos resultados financeiros ao final do exercício.

Um destaque do Sicredi Expansão é o foco na ampliação do impacto positivo das cooperativas de crédito. A instituição valoriza a sustentabilidade em sua gestão e integra o Pacto Global pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa da ONU. Exemplos dos esforços realizados pela Sicredi Expansão incluem o Programa do Fundo Social, que financia projetos sociais nas comunidades, e o Programa Cooperação na Ponta do Lápis, que leva Educação Financeira para diversos públicos.

A Sicredi Expansão é uma instituição financeira cooperativa presente fisicamente em quatro estados do Nordeste (Alagoas, Pernambuco, Bahia e Maranhão). Ela está comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das comunidades onde atua, disponibilizando uma variedade de soluções financeiras e não financeiras.

Dessa forma, o cooperativismo de crédito vem se mostrando uma alternativa sólida e vantajosa para os brasileiros, que encontram nas cooperativas um modelo de negócio que prioriza o desenvolvimento local, a participação dos associados e a sustentabilidade.

Sair da versão mobile