Cooperativa Pindorama investe em tecnologia para enriquecimento da vinhaça visando redução de custos e aumento na produtividade da cana-de-açúcar



Cooperativa Pindorama Investe em Vinhaça Enriquecida para Reduzir Despesas dos Associados

A Cooperativa Pindorama vem investindo no enriquecimento da vinhaça, visando facilitar a vida dos associados em relação às despesas para a manutenção de suas lavouras de cana-de-açúcar. O composto, chamado de vinhaça enriquecida, recebe ureia e aquagel após o processo de moagem da cana.

O uso de ureia e aquagel é uma medida eficaz para melhorar a nutrição da cana e promover uma maior capacidade de produção. A ureia é um fertilizante amplamente utilizado na agricultura mundial, enquanto o aquagel é um polímero com alta capacidade de absorção de água, contribuindo para o desenvolvimento das plantas.

O gerente agrícola da Pindorama, Danilo Wanderley, explicou que a empresa utiliza a vinhaça na fertilização dos canaviais há mais de seis anos, mas somente a partir de 2023 passou a enriquecê-la. Além disso, houve um aumento na capacidade de armazenamento e abastecimento do produto para atender a uma demanda crescente dos associados.

Atualmente, a vinhaça enriquecida está passando por aprimoramentos, com a adição de bactérias e micronutrientes para promover uma maior nutrição da cana e uma aplicação única que reduz os custos de adubação e fertilização para os associados.


Segundo Danilo, a preocupação da diretoria da Cooperativa Pindorama é fornecer assistência técnica de qualidade aos associados, garantindo que eles estejam sempre bem assessorados e tenham opções para baratear a manutenção dos canaviais, como é o caso da vinhaça enriquecida.

Com a utilização da vinhaça enriquecida, os produtores associados da cooperativa experimentam uma redução considerável nos custos em comparação à adubação convencional, resultando em aproximadamente 30% de economia em gastos com produto e mão-de-obra para aplicação.


Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo