A convenção do PSOL promete ser um evento grandioso no Expo Center Norte, com a presença do ex-presidente Lula e diversos ministros, oficializando a chapa Boulos-Marta Suplicy. O nome da coligação, “Amor Por São Paulo”, reflete as cores semelhantes ao logo do governo federal “Brasil: União e Reconstrução”. Além disso, a coligação conta com a participação de partidos como PDT, PcdoB, Rede, PV, PMB e PCB, com previsão de lançar cerca de 200 candidatos a vereadores.
No caso do União Brasil, a convenção municipal se restringirá ao lançamento dos 56 candidatos a vereador, já que a decisão de apoio para a disputa ao Executivo será postergada para agosto. O presidente do partido na capital, Milton Leite, se encontrou com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) para discutir uma possível aliança, mas o apoio ainda não foi formalizado.
Por sua vez, o PRTB ainda não definiu a data de sua convenção, e a possível candidatura de Pablo Marçal enfrenta obstáculos internos devido a disputas pelo comando da sigla. O partido tem até 5 de agosto para realizar a convenção e até 15 de agosto para registrar as candidaturas, o que marca a corrida contra o tempo para a definição dos candidatos.
Outros partidos, como PSDB, PSB e MDB, também terão suas convenções nas próximas semanas para oficializar suas candidaturas e alianças para as eleições. A expectativa é que as convenções partidárias em São Paulo sejam marcadas por alianças inéditas e decisões que podem influenciar diretamente no resultado das eleições municipais.