Convenções partidárias em São Paulo oficializam candidaturas para eleições de outubro; União Brasil e PSOL dão o pontapé inicial no processo.

A partir deste sábado, os partidos políticos terão a prerrogativa de realizar suas convenções partidárias para oficializar as candidaturas que concorrerão nas eleições municipais de outubro. Em São Paulo, esses encontros serão cruciais para dirimir as várias incertezas que ainda permeiam o pleito, sendo o União Brasil e o PSOL os primeiros a realizar suas convenções neste sábado.

A convenção do PSOL promete ser um evento grandioso no Expo Center Norte, com a presença do ex-presidente Lula e diversos ministros, oficializando a chapa Boulos-Marta Suplicy. O nome da coligação, “Amor Por São Paulo”, reflete as cores semelhantes ao logo do governo federal “Brasil: União e Reconstrução”. Além disso, a coligação conta com a participação de partidos como PDT, PcdoB, Rede, PV, PMB e PCB, com previsão de lançar cerca de 200 candidatos a vereadores.

No caso do União Brasil, a convenção municipal se restringirá ao lançamento dos 56 candidatos a vereador, já que a decisão de apoio para a disputa ao Executivo será postergada para agosto. O presidente do partido na capital, Milton Leite, se encontrou com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) para discutir uma possível aliança, mas o apoio ainda não foi formalizado.

Por sua vez, o PRTB ainda não definiu a data de sua convenção, e a possível candidatura de Pablo Marçal enfrenta obstáculos internos devido a disputas pelo comando da sigla. O partido tem até 5 de agosto para realizar a convenção e até 15 de agosto para registrar as candidaturas, o que marca a corrida contra o tempo para a definição dos candidatos.

Outros partidos, como PSDB, PSB e MDB, também terão suas convenções nas próximas semanas para oficializar suas candidaturas e alianças para as eleições. A expectativa é que as convenções partidárias em São Paulo sejam marcadas por alianças inéditas e decisões que podem influenciar diretamente no resultado das eleições municipais.

Sair da versão mobile