A pauta principal da reunião foram as condutas para o encerramento de mandatos políticos municipais, destacando a importância das prestações de contas em ano eleitoral. O controlador-geral do município de Maceió, José de Barros Lima Neto, revelou que durante o evento foram detalhadas as condutas que não podem ser praticadas neste período devido ao processo das eleições. Segundo ele, a Undime promoveu um debate sobre as condutas vedadas em ano eleitoral, abordando regras para encerramento de mandatos com secretários e agentes políticos municipais.
Para José de Barros Lima Neto, participar de um evento realizado pela Undime é extremamente gratificante, pois se trata de uma instituição nacional de grande representatividade. Ele ressaltou a importância de momentos como este para alertar os servidores, uma vez que as condutas proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, afetam a igualdade de oportunidade entre candidatos nos pleitos eleitorais, podendo gerar a aplicação de multas e demais sanções legais não só aos candidatos, mas também aos servidores.
Além da participação da CGM de Maceió, o evento também contou com a presença do promotor de Justiça do Ministério Público Estadual (MP/AL) e coordenador do Núcleo de Defesa da Educação do MPA, Lucas Sachsida Junqueiro Carneiro. A reunião técnica foi uma oportunidade importante para que os gestores públicos de Alagoas se atualizassem sobre as condutas legais a serem seguidas durante o ano eleitoral, visando assim garantir a transparência e a lisura no processo político.