Contrabando de ovos supera o de drogas em fronteira entre México e EUA devido à escassez e preço alto nos supermercados.

O contrabando de ovos está se tornando um problema maior do que o contrabando de drogas em uma das fronteiras entre o México e os Estados Unidos. De acordo com dados das autoridades norte-americanas, as apreensões de ovos contrabandeados aumentaram em 158% este mês em comparação com o ano passado.

Essa crescente no contrabando fez com que a quantidade de ovos apreendidos superasse em dez vezes as apreensões de fentanil, um opioide altamente letal que entra nos EUA a partir do México. Desde outubro de 2025, a polícia dessa fronteira específica realizou 350 apreensões de drogas e mais de 3.700 produtos relacionados a aves.

A principal razão para esse aumento no contrabando de ovos é a escassez e os altos preços desse produto nos Estados Unidos, decorrentes da gripe aviária que devastou a produção de aves no país. Desde 2022, o vírus H5N1 matou quase 123 milhões de aves em 49 estados americanos, resultando em uma diminuição na produção de ovos e um aumento nos preços.

Com isso, o preço do ovo no mercado americano mais do que dobrou em um ano, o que tem impulsionado o contrabando de ovos da cidade de Tijuana, no México, para San Diego, na Califórnia. No entanto, as autoridades alertam que entrar ilegalmente com ovos ou aves nos Estados Unidos pode resultar em multas pesadas, além do risco de contaminação, já que esses produtos não passam por inspeções sanitárias.

Por isso, apesar do atrativo de preços mais baixos, é importante ter consciência dos riscos envolvidos no contrabando de ovos e buscar alternativas legais para lidar com a escassez desse alimento nos EUA. A situação aponta para a necessidade de medidas adicionais para lidar com a crise gerada pela gripe aviária e garantir o abastecimento adequado de ovos no mercado americano.

Sair da versão mobile