A decisão de mudar as datas dos confrontos foi tomada levando em consideração a situação de calamidade em que o Estado gaúcho se encontra. Com a infraestrutura destruída pelas chuvas e enchentes, os jogadores e equipes de Grêmio e Internacional se mobilizaram para auxiliar no resgate e acolhimento das vítimas.
Além dos jogos em competições continentais, as equipes gaúchas também tiveram suas partidas no Brasileirão suspensas por um período de 20 dias. Apesar da pressão de diretorias de clubes e do Ministério do Esporte, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não decidiu pela paralisação do campeonato nacional. Uma circular foi enviada aos membros filiados pedindo um posicionamento sobre o assunto.
O calendário dos jogos de Grêmio na Libertadores ficou definitivamente estabelecido. O time enfrentará o Huachipato-CHI no dia 4 de junho, às 21h (horário de Brasília), no Estádio Huachipato, em Talcahuano, no Chile. Já no dia 8 de junho, o Grêmio jogará contra o Estudiantes La Plata-ARG, em local a ser definido, às 19h (horário de Brasília).
Enquanto isso, o Internacional terá sua partida na Sul-Americana contra o Real Tomayapo-BOL no dia 4 de junho, às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio IV Centenario, em Tarija, na Bolívia. No dia 8 de junho, o Internacional enfrentará o Delfin-EQU, em local a ser definido, às 21h30 (horário de Brasília).
Com a definição dos novos calendários, Grêmio e Internacional agora têm um tempo maior para se prepararem para os próximos desafios nas competições sul-americanas. A expectativa dos torcedores é que as equipes estejam prontas para voltar aos gramados com todo o gás e representar o futebol gaúcho da melhor forma possível.
