A adesão das empresas ao experimento ocorreu em agosto, e a partir de setembro, elas terão um treinamento de implementação que pode durar alguns meses. O teste efetivamente começará em dezembro ou janeiro, dependendo de cada empresa.
No modelo adotado pelas empresas participantes, conhecido como 100-80-100, os funcionários receberão 100% do salário, trabalhando apenas 80% do tempo, mas mantendo a mesma produtividade. Dessa forma, será possível avaliar indicadores como estresse, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e rotatividade.
A metodologia da iniciativa foi desenvolvida pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, que também foi responsável por realizar pesquisas antes e durante o período experimental. A expectativa é garantir a precisão dos dados para que as empresas possam decidir se continuarão adotando a semana de quatro dias.
Algumas das empresas participantes desse experimento incluem a Editora MOL, Smart Duo, T4S – Thanks for Sharing Comunicação, GR Assessoria Contábil, Brasil dos Parafusos, Abaeterno, Plonge, Haze Shift Consultoria, Oxygen Experiências, Capacitação e Conteúdo em Inovação, Alimentare Nutrição e Serviços, PiU Comunica, Innuvem, Inspira, Clementino e Teixeira Advocacia, e Hospital Indianópolis.
Além disso, a 4 Day Week estabeleceu uma parceira com a empresa de coworking WeWork, que oferecerá o benefício Workpass para as participantes. Esse benefício permitirá o acesso a mais de 30 prédios da WeWork no país e a mais de 500 parceiros em todos os estados brasileiros, sem taxa de adesão ou custo nos primeiros meses do teste.
Uma pesquisa realizada pela WeWork em parceria com a Page Outsourcing revelou que a maioria dos brasileiros (73%) acredita que uma semana de trabalho de quatro dias melhoraria sua produtividade, reduzindo o estresse e aumentando a lealdade à empresa, além de diminuir as faltas.
É importante ressaltar que essa iniciativa não cita a fonte original, mas apresenta informações relevantes sobre o experimento que será realizado no Brasil, bem como os benefícios pretendidos com a adoção da semana de trabalho de quatro dias.