A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento fundamental que foi traduzido para mais de 500 idiomas. Ele serve como uma fonte de inspiração para as constituições de diversos países ao redor do mundo e para o fortalecimento da democracia. Desde a sua criação, a declaração busca promover e proteger os direitos fundamentais de todas as pessoas, independentemente de sua origem, raça, religião, gênero ou qualquer outra característica.
A proposta de iluminar o Congresso Nacional na cor laranja partiu da senadora Zenaide Maia, do partido PSD-RN. Essa ação tem o intuito de apoiar a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que visa a conscientização e o combate à violência de gênero. Ao iluminar o prédio do Congresso Nacional, as autoridades políticas buscam chamar a atenção para a importância dos direitos humanos e da igualdade de gênero, reafirmando o compromisso com a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Portanto, a iluminação especial na cor laranja do Congresso Nacional será uma maneira simbólica de destacar a importância dos direitos humanos e de promover a conscientização sobre a necessidade de se garantir a dignidade e os direitos de todas as pessoas. A iniciativa reflete o compromisso do Brasil e de outros países em defender e proteger os direitos fundamentais de seus cidadãos e contribui para fortalecer a cultura de respeito e tolerância na sociedade.