Maceió Sedia o 13º Congresso Nacional dos Magistrados Evangélicos
A capital alagoana, Maceió, está sendo palco do 13º Congresso da Associação Nacional dos Magistrados Evangélicos (Anamel), que teve início nesta quinta-feira (15) e se estende até o dia 18 de agosto. Este evento reúne magistrados de diversas partes do país para discutir temas relevantes à sociedade e à prática jurídica em um ambiente de união e reflexão, especialmente sobre a perspectiva da fé evangélica.
A cerimônia de abertura ocorreu no Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, marcada pela presença de figuras proeminentes da magistratura brasileira. Entre os convidados, estava o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins, que proferiu uma palestra sobre a importância e os cuidados em relação à Inteligência Artificial (IA) aplicada à magistratura. Martins enfatizou que, apesar de favorecer a utilização de IA e tecnologias digitais com regulamentações adequadas, sempre é necessário manter a presença do julgador humano em todos os processos. "O homem, com sua sensibilidade e espiritualidade, deve garantir que esses instrumentos sejam usados para o bem", destacou o ministro.
O evento também contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho de Omena Sousa, e da presidente da Anamel, Desa Nilsoni de Freitas, entre outras autoridades. Tourinho ressaltou a importância do congresso: "Estamos muito felizes em sediar este evento, que reflete a preocupação da magistratura brasileira em melhorar os serviços prestados e aproximar-se mais da sociedade."
A presidente da Anamel, Desa Nilsoni de Freitas, sublinhou o objetivo do congresso de promover a "cultura jurídica" e conectar magistrados de todo o Brasil com o propósito de disseminar a paz e a justiça social. "A Anamel busca integrar magistrados comprometidos com o bem-estar social e seus valores", explicou Nilsoni.
Durante a abertura, foi exibido um vídeo com uma mensagem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, que destacou o papel fundamental dos magistrados na promoção da justiça e da paz social. Mendonça alertou para a necessidade de os juízes se esforçarem para não praticar injustiças e para buscarem a justiça em cada caso concreto.
O evento continua com uma programação abrangente no Resort Pratagy Beach, no bairro da Pescaria, incluindo várias palestras e seminários com juízes e desembargadores de diferentes tribunais do país, além de outras figuras como a senadora Damares Alves e a pastora Ezenete Rodrigues.
Entre os palestrantes estão nomes como o desembargador Achile Alesina (TJSP), a juíza Cristina Campello (TJPE), o desembargador Ademir Pimentel (TJRJ), a desembargadora Angela Salazar (TJMA), o juiz Jeverson Quintieri (TJMT), e a juíza Soníria Rocha (TJDFT). Diversos desembargadores e juízes convocados do Tribunal de Justiça de Alagoas também prestigiam o evento.
O congresso promete ser um marco importante na discussão e integração dos magistrados evangélicos do país, promovendo um diálogo crucial para a prática jurídica e a sociedade.