Congresso Nacional avalia projeto que destina R$ 304,3 milhões para investimentos dos Correios, Braspetro e Petrobras Biocombustível no Orçamento de 2024.

O Congresso Nacional está analisando um projeto que prevê a abertura de um crédito suplementar no Orçamento de 2024 no valor de R$ 304,3 milhões, destinados a investimentos dos Correios, da Petrobras International Braspetro e da Petrobras Biocombustível (PLN 16/24). A maior parcela desses recursos será direcionada aos Correios, visando a implementação do Plano de Investimento em Infraestrutura e do Plano de Investimento em Tecnologia da Informação e Comunicação.

Segundo a justificativa do projeto, o governo argumenta que as empresas estatais necessitam de um planejamento mais flexível devido aos seus planos de negócios. O objetivo do crédito é adequar as dotações orçamentárias das ações previstas no Orçamento de Investimento das empresas, garantindo o desempenho operacional e a realização dos empreendimentos prioritários para o ano de 2024.

No caso da Braspetro, os recursos serão destinados a novos poços complementares na Argentina, bem como a investimentos no Campo de Uchuva, na Colômbia, em decorrência da descoberta de gás. Já a Petrobras Biocombustível utilizará o montante para substituir equipamentos obsoletos de tecnologia da informação, como computadores, infraestrutura de rede e sistemas de acesso às unidades da empresa.

É importante ressaltar que as alterações propostas não terão impacto na meta de resultado fiscal para 2024, uma vez que as empresas do grupo Petrobras estão fora dessa meta. No caso dos Correios, as mudanças serão realizadas por meio de remanejamentos internos.

O projeto passará pela análise da Comissão Mista de Orçamento e, em seguida, será submetido ao Plenário do Congresso Nacional para deliberação. A expectativa é de que a proposta seja avaliada com atenção e que os recursos sejam direcionados de forma eficiente para impulsionar os investimentos nas empresas contempladas.

Sair da versão mobile