Uma das principais atrações do evento será a conferência magna realizada pelo presidente eleito do Tribunal de Contas da União, ministro Vital do Rego, que abordará os avanços do TCU em auditorias e soluções para desafios climáticos. Além disso, os eixos tradicionais como educação, saúde e assistência social serão abordados por especialistas, discutindo os avanços e desafios dos atuais sistemas.
No que diz respeito à educação, haverá um espaço para discutir o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, bem como a construção de protocolos para a execução de ações planejadas. Já a saúde terá debates sobre a PEC do Suas e saúde ocular no SUS. Diversos outros temas de relevância serão tratados ao longo dos três dias do evento, como controle interno, captação de recursos, cultura, contabilidade aplicada, entre outros.
O congresso também contará com a participação de prefeitos e prefeitas eleitos para o mandato 2025/2028, que receberão orientações sobre como administrar com excelência, além de palestras e oficinas em diversas áreas de atuação. Representantes de diferentes órgãos e entidades, como o TCU, MPE, OAB, CGU e governo federal, estarão presentes para enriquecer os debates e compartilhar suas experiências.
Segundo o presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley, o congresso é uma oportunidade única para gestores e servidores municipais se capacitarem e buscarem caminhos para promover uma gestão cada vez mais eficiente e transparente. Com uma programação diversificada e repleta de conteúdo relevante, o evento promete ser um marco para a gestão pública em Alagoas.