A intenção de receber aeronaves de maior porte no aeroporto está diretamente em risco, uma vez que o túnel, em sua configuração atual, poderia se tornar um obstáculo para a aproximação da pista. “O projeto, como concebido, limita as operações e poderá necessitar realinhamentos significativos para evitar impactos negativos no funcionamento do aeroporto”, advertiu Meier na Comissão de Viação e Transportes.
O aeroporto, que está em fase avançada de construção, espera iniciar operações comerciais no primeiro semestre de 2026, com suas obras iniciais, incluindo a pista principal, programadas para estar concluídas até o primeiro semestre de 2025. Entretanto, a construção do túnel deve ser reavaliada para evitar possíveis restrições operacionais. “Não inviabiliza a operação, mas a necessidade de recuar a cabeceira poderá impedir que certas aeronaves operem”, enfatizou o brigadeiro.
Para prevenir futuros conflitos, Meier propôs um diálogo entre todos os envolvidos nos respectivos projetos, com a possibilidade de ajustes no percurso do túnel que não impliquem custos adicionais. Ele apresentou um plano que sugere a criação de uma nova via de acesso à base aérea e um terminal portuário, ambas como contrapartidas para o uso da área, almejando uma melhor integração e agilidade no tráfico de passageiros e cargas.
Além disso, a Prefeitura de Guarujá destacou que a Infraero já havia proposto adequações no aeroporto e está atenta à situação. Até o momento, a Prefeitura não emitiu uma declaração oficial sobre o conflito entre os projetos.
O túnel Santos-Guarujá, previsto para ser o primeiro túnel imerso da América Latina, possui uma profundidade de 21 metros e uma extensão de 860 metros, com custo total orçado em R$ 6,8 bilhões, financiados por um consórcio entre a União, governo estadual e iniciativa privada. Com previsão de operação até 2031, a travessia deve levar menos de um minuto e meio, beneficiando tanto veículos quanto pedestres. A empresa portuguesa Mota-Engil foi a escolhida para realizar a obra, com a assinatura do contrato em andamento e expectativa de um desenvolvimento significativo para a região.