Durante a conferência, os participantes discutiram temas relevantes como a redução da emissão de gases do efeito estufa, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica, governança e educação ambiental. O intuito foi promover um debate produtivo e construtivo sobre a questão ambiental no estado de Alagoas.
Representantes de 12 prefeituras da Região Metropolitana e das cidades de São Miguel dos Milagres e Barra de São Miguel estiveram presentes, além dos organizadores de Maceió, que foram responsáveis pela coordenação do evento. O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Maceió, Cantídio Mundim, destacou a importância da participação da sociedade civil, universidades, conselhos e demais partes interessadas na elaboração de novas políticas ambientais para o Brasil.
Após as discussões locais, uma pauta de prioridades será elaborada e encaminhada ao Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, como forma de subsidiar as decisões governamentais a respeito do meio ambiente. O resultado do primeiro encontro será apresentado em uma segunda reunião agendada para 10 de dezembro, onde será produzido um relatório final de sugestões.
Todas as propostas apresentadas nas conferências intermunicipais e estaduais serão debatidas na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, prevista para maio de 2025. A participação da sociedade e o engajamento de diversos setores são fundamentais para a construção de políticas ambientais eficazes e sustentáveis.