Conferência Intermincultural de Cultura na Região Serrana dos Quilombos reúne representantes de municípios para debater demandas culturais e eleger delegados.

A cidade de União dos Palmares foi palco de intensos debates e participações durante a Conferência Intermunicipal de Cultura na Região Serrana dos Quilombos. O evento contou com a presença de representantes culturais de nove municípios da região, incluindo Ibateguara, Murici, Santana do Mundaú, São José da Laje, Major Izidoro, Atalaia, Branquinha, Cajueiro e Capela. Ao todo, foram 108 participantes, que contribuíram para um espaço de diálogo e reflexão sobre as demandas e potencialidades culturais da região.

Durante a conferência, os participantes tiveram a oportunidade de discutir os seis eixos temáticos da Conferência Nacional de Cultura. Os temas abordados foram a institucionalização e marcos legais do Sistema Nacional de Cultura, a democratização do acesso à cultura e a participação social, a identidade, o patrimônio e a memória cultural, a diversidade cultural e a transversalidade de gênero, raça e acessibilidade, a economia criativa, o trabalho, a renda e a sustentabilidade, e o direito às artes e às linguagens digitais.

Um dos momentos destaque do evento foi a eleição de seis delegados que representarão a região em conferências de âmbito estadual e nacional. Essa representação se mostra fundamental para garantir que as demandas culturais específicas da Região Serrana dos Quilombos sejam levadas em consideração em instâncias mais abrangentes.

As deliberações e propostas estabelecidas ao longo da conferência serão compiladas em um documento que servirá como base para a formulação de políticas e ações destinadas à preservação e promoção da cultura local. A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento da cultura. Segundo ela, a conferência é um momento crucial para ampliar horizontes e fortalecer as bases da cultura local, garantindo a preservação das tradições.

Após o encerramento da conferência em União dos Palmares, o próximo passo será a V Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá nos dias 4 e 5 de dezembro, no Centro de Convenções de Maceió. O evento oferecerá uma oportunidade para reunir os envolvidos com a cultura e compartilhar ideias e estratégias para a preservação e valorização da diversidade cultural no estado de Alagoas e no Brasil. A superintendente de Patrimônio e Diversidade Cultural, Perolina Lyra, enfatizou a animação da equipe em receber a participação de todos e destacou a importância de construir um cenário cultural mais enriquecedor e inclusivo para a comunidade.

A conferência foi um sucesso em reunir representantes culturais da Região Serrana dos Quilombos e proporcionar momentos importantes de diálogo e reflexão sobre a cultura local. Agora, é aguardar os desdobramentos dessas discussões nos próximos encontros e conferências para que as demandas da região sejam devidamente contempladas.

Sair da versão mobile