Concurso de redação promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas estimula debate sobre direitos do cidadão



Mais de 600 estudantes de cinco escolas da rede estadual estão participando de um concurso de redação promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, por meio da Escola Superior da Magistratura (Esmal). O objetivo é promover o debate sobre os direitos e deveres do cidadão. Os três primeiros colocados de cada escola serão premiados. A última etapa do concurso acontece na próxima terça-feira (10) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O concurso faz parte do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), que foi criado para estimular a reflexão, por meio da escrita, de questões relacionadas à justiça e à cidadania. Além das cinco escolas da rede estadual, o programa também contempla outras seis escolas da rede municipal de Maceió.

O tema desta edição do concurso é “Sou cidadão: conheço, debato e exerço os meus direitos em sociedade”. Os participantes também precisam abordar subtemas, como o bullying e as relações de gênero. Segundo Fernanda Souto Maior, técnica da Gerência Especial de Integração Escolar, Cultura, Desporto e Território da Seduc, o concurso tem um grande alcance, pois aproxima os alunos de uma temática atual e importante, fazendo-os refletir sobre a cidadania e o rumo da sociedade moderna.

Os textos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por membros da Esmal, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Seduc. Serão considerados critérios como clareza, objetividade, escrita e gramática. Os autores das três melhores redações de cada escola serão premiados com mochilas e kits escolares. Além disso, cada primeiro colocado e o professor orientador receberão um tablet. A mesma premiação também será oferecida ao diretor da escola que obtiver a maior média geral.

O concurso de redação é uma oportunidade para os estudantes exercitarem a escrita e a reflexão sobre temas importantes para a sociedade. Através dessa iniciativa, o Tribunal de Justiça de Alagoas e a Escola Superior da Magistratura buscam estimular o desenvolvimento de uma consciência crítica e cidadã nos jovens, contribuindo para a formação de futuros cidadãos atuantes e conscientes de seus direitos e deveres.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo