Concessionária identifica desvios de água em cidades de Alagoas em operação contra o abastecimento irregular na região.



Em uma ação conjunta visando combater os constantes problemas de abastecimento de água no interior de Alagoas, a concessionária Águas do Sertão, em parceria com o Governo do Estado por meio do Programa Mais Água Alagoas, identificou novos desvios de água nas cidades de Carneiros e Poço das Trincheiras. As operações recentes realizadas esta semana revelaram situações alarmantes que não apenas afetam os serviços da empresa, mas também a vida da população local.

Em Carneiros, equipes descobriram uma propriedade rural utilizando ilegalmente um sistema de irrigação. O local fazia uso de uma barragem com capacidade para 100 mil litros e um reservatório de 30 mil litros, totalizando um desvio de 130 mil litros de água. Esse volume, com reposição frequente, resultava em um consumo estimado de mais de 3,9 milhões de litros de água mensalmente, o que poderia servir cerca de 390 famílias no mesmo período.

Na cidade de Poço das Trincheiras, outra fiscalização minuciosa identificou o furto de água em cinco propriedades ligadas a um único ramal da rede principal. Cada imóvel estava consumindo pelo menos 20 mil litros mensalmente, totalizando um desvio de 100 mil litros por mês.

Heron Lima, gerente de Eficiência Operacional da concessionária, destacou a importância de preservar os recursos hídricos e garantir o acesso justo à água. Ele ressaltou o compromisso do Programa Mais Água Alagoas em erradicar essas práticas ilegais.

O secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, enfatizou a união de esforços entre o setor público e privado para uma gestão responsável da água. Ele destacou a necessidade de ações de fiscalização e combate às fraudes para assegurar o abastecimento equitativo de água a todos os cidadãos. A meta é que até 2027 todos os municípios atendidos pela empresa estejam 100% abastecidos de água potável.

As ações fazem parte do Programa de Combate às Perdas, integrado ao Programa Mais Água Alagoas, lançado em agosto de 2023 pelo Governo de Alagoas. Este programa representa um investimento de R$ 71 milhões, realizados pela Águas do Sertão, para reduzir o desperdício de água na região da Bacia Leiteira, visando melhorar a oferta de água de forma contínua e eficiente para a população alagoana. denúncias contra práticas ilegais podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 0800 000 2122, disponível também via WhatsApp, ou pelo aplicativo da concessionária, disponível para Android e iOS.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo