A gestão escolar, realizada por meio de consulta pública, tem sido fomentada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) como uma forma de garantir a participação de toda a comunidade escolar na escolha do líder que conduzirá a instituição de ensino ao longo de dois anos. De acordo com Cristiane Souza, gerente de Acompanhamento e Assistência à Gestão da Seduc e integrante da Comissão Central da Consulta Pública de Gestores, o curso de formação inicial foi oferecido aos interessados em se tornar gestores, além da inédita participação das escolas indígenas no processo de seleção.
A escola Estadual Moreira e Silva, localizada no Cepa, também realizou a votação para escolha do gestor, com participação ativa de toda a comunidade escolar. Pais, como Simone Cavalcante Ferreira e Josefa Maria Lima, estiveram presentes para exercer o seu direito de voto, visando promover melhorias para a escola e garantir a qualidade de ensino para seus filhos. Inclusive, Josefa chegou a deslocar suas atividades do dia para assegurar sua participação no processo de escolha.
Além disso, professores e estudantes reconheceram a importância da consulta pública, destacando que se trata de um momento significativo, no qual contribuem para a democracia na sociedade e na educação.
Segundo o edital, o resultado final da escolha dos gestores escolares será publicado no Diário Oficial do Estado a partir de 2 de janeiro de 2024. Tudo indica que a participação ativa da comunidade escolar nas eleições resultará em gestões mais democráticas e representativas.