Compromisso ambiental: Equatorial Alagoas colabora com projeto “Praia 10 Lixo Zero” e participa da primeira blitz educativa na orla de Maceió



Coordenada pela Organização Arnon de Mello inciativa visa promover a reflexão sobre a destinação correta do lixo nas praias do estado

Colaborar com ações que promovam a mudança de comportamento da população para a preservação do meio ambiente e o descarte correto de resíduos, está entre os principais valores da Equatorial Alagoas. Partindo dessa premissa, a Distribuidora aderiu ao projeto “Praia 10 Lixo Zero”, coordenado pela Organização Arnon de Mello (OAM), que neste domingo (29), realizou a primeira blitz educativa para chamar atenção não só da sociedade, como também dos turistas que transitavam na orla de Maceió, sobre os principais impactos do tema em questão.

A ação que também contou a com presença de demais instituições, órgãos municipais e empresas parceiras do projeto, foi marcada pelaentrega de sacolas biodegradáveis com o objetivo estimular a população a utilizar o utensílio para destinação correta do lixo nas praias, fazendo com que os resíduos sejam descartados em locais corretos, longe das areias e da água do mar.

Na ocasião, o presidente da Equatorial Alagoas, Humberto Soares, ressaltou a importância da iniciativa e da Distribuidora está participando de forma integrada junto à ação que contribui para responsabilidade socioambiental.

“O projeto Praia 10 Lixo Zero é muito bacana para tornar as praias mais limpas e com isso contribuir com o meio ambiente e a sustentabilidade que também integram os principais valores da Equatorial Alagoas. Quando tivemos conhecimento deste projeto não penamos duas vezes em apoiar pois acreditamos que isso vai transformar a vida das pessoas”, destacou o gestor.

Mudança de comportamento

André Santos, de 75 anos, morador do bairro da Ponta Verde, foi abordado durante a blitz e parabenizou a todos os envolvidos pela iniciativa.

“Moro aqui no bairro há muito anos e sempre que vou caminhar ou tomar meu banho de mar recolho os lixos que vou encontrando pois sei o quanto isso é prejudicial ao meio ambiente. Se a gente não imaginar que fazendo apenas esse pequeno gesto do descarte regular vai fazer diferença, daqui há alguns anos esse nosso belíssimo mar estará coberto de lixo e com certeza não é isso que queremos para nossa cidade. Faço a minha parte e as pessoas precisam refletir sobre isso e começar a agir”, pontou o morador. 

Parceria e integração

O diretor-executivo da OAM, Luis Amorim, agradeceu o apoio da Distribuidora e dos demais parceiros na ação que estão sendo sensíveis a essa causa comum, reforçando que iniciativa vai além de realizar ações pontuais. Para Amorim, o projeto visa mudar hábitos e conscientizar a população, tornando a preservação dos mares uma ação constante

“O nosso maior ativo aqui em Alagoas é a água então por isso é importante criamos essa conscientização para que a mensagem chegue até a população. O pescador sobrevive da pesca, as pessoas sobrevivem do turismo, é importante que tenhamos essa preocupação com o meio ambiente que é tão elementar e indispensável para a espécie humana”, salientou o diretor.      

Calendário de ações

Dando continuidade ao cronograma de ações do projeto no próximo domingo, dia 5, a iniciativa vai ser levada à praia de Pajuçara. Já no dia 12, será realizado um mutirão, em parceria com os Protetores do Oceano, na Av. Assis Chateaubriand, na Praia do Sobral, com a retirada de lixo das praias.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

matéria publicada em 29/05/2022

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo