Nesse último sábado, dia 27, uma importante comitiva formada por secretários estaduais de Meio Ambiente e de institutos ambientais de diferentes regiões do Brasil realizaram uma visita estratégica à Cooperativa Pindorama como parte integrante de roteiro previamente construído para o relevante encontro nacional entre representantes de órgãos ambientais. Esta importante reunião foi organizada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – Abema, que nesse ano teve seu evento baseado em Alagoas.
A escolha de incluir a Pindorama no roteiro desse encontro tão significativo do universo ambiental partiu da iniciativa do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, Gino César. Ele frisou a importância desta inclusão, enfatizando a importância dessa cooperativa de pequenos agricultores ter se desenvolvido até se tornar uma das maiores do Brasil.
Comandada por Klécio Santos, a cooperativa construída com muita dedicação desde a década de 1950 representa um verdadeiro marco para o estado de Alagoas, um exemplo a ser seguido nacionalmente, segundo César.
Mauren Lazzaretti, que é a atual presidente da Abema e também secretária de Estado do Meio Ambiente do Mato Grosso, ressaltou a relevância das visitas técnicas como essa ocorrida na Cooperativa Pindorama. Segundo ela, o intuito desse tipo de deslocamento é observar e absorver práticas bem-sucedidas implantadas no estado visitado, com a finalidade de entender como efetivamente promover o desenvolvimento sustentável através da conciliação entre a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento econômico, ambiental e social.

Durante essa visita à Cooperativa Pindorama, os dignitários da Abema foram calorosamente recebidos pelo presidente, Klécio Santos. Ele discorreu sobre a trajetória da cooperativa, onde uma estratégia bem delineada trouxe dignidade à população, baseada principalmente na garantia do desenvolvimento humano, a preocupação com a sustentabilidade e respeito ao ser humano. Para Lazzaretti, essa visita à cooperativa será utilizada como referência para futuras ações da Abema.
A comitiva envolvida na visita foi uma amalgama de representantes de órgãos ambientais de todas as partes do país, reforçando seu papel crucial na tomada de decisões e políticas ambientais. Uma lista ilustre que inclui Ivens Barbosa Leão, Guilherme Dallacosta, Alaimar Fiuza, Marjorie Kauffmann, Werner Farkatt Tabosa e Suzie Valladares.
A Abema é um orgulho para o Brasil. Esta associação civil de direito privado e sem fins lucrativos é um exemplo de preservação e sustentabilidade. Eles mantêm sua missão de desconstruir o desenvolvimento em suas formas mais ecológicas e sustentáveis, abordando tópicos como a conservação de recursos hídricos, mudanças climáticas, avaliações de impacto ambiental, gestão florestal e infrações administrativas.









