O debate terá início às 9 horas no plenário 9, atendendo ao pedido das deputadas Carol Dartora (PT-PR), Talíria Petrone (Psol-RJ), Célia Xakriabá (Psol-MG) e do deputado Ivan Valente (Psol-SP). A audiência será interativa, e os cidadãos interessados já podem conferir a lista de convidados e enviar suas perguntas.
O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) vem alertando constantemente sobre os efeitos das mudanças climáticas, que tendem a provocar cada vez mais incidentes. Dados alarmantes revelam que somente em 2023, foram registrados 1.161 eventos climáticos em mais de mil municípios brasileiros monitorados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Apesar dessa realidade preocupante, poucos estados possuem planos efetivos de adaptação climática.
Os deputados envolvidos na organização da audiência ressaltam a urgência de ações por parte do poder público, como a destinação de recursos, a fiscalização e o incentivo à melhoria das condições de infraestrutura urbana, visando reduzir as desigualdades que tendem a ser agravadas com a intensificação das crises climáticas. Para eles, os desastres naturais recentes, como enchentes, deslizamentos, tempestades e secas, evidenciaram de forma clara as desigualdades sociais e territoriais na forma como os impactos das mudanças climáticas afetam a população.
Esta audiência pública representa mais um passo significativo na discussão e conscientização acerca da importância da adaptação climática e da necessidade de políticas públicas eficazes para lidar com os desafios impostos pelas mudanças no clima.