Criado em dezembro do ano passado, o grupo tem como objetivo planejar e coordenar as atividades de comemoração do bicentenário da confederação, revolta que teve início em 1824 no Nordeste, contra a monarquia de dom Pedro I e em defesa da implantação de um regime republicano.
Durante cinco dias, uma equipe do Senado Federal visitou 11 instituições em Fortaleza e no Recife, todas com algum grau de envolvimento com a temática da Confederação do Equador. Os encontros em Fortaleza foram realizados com representantes de instituições como a Secretaria de Cultura do Governo do Ceará, o Museu do Ceará, a Secretaria Especial do Governo do Ceará, o Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e pesquisadores de universidades locais.
Já no Recife, foram promovidas audiências com representantes de diversas universidades, museus da cidade, instituições históricas e outros órgãos ligados à temática da confederação. O consultor legislativo do Senado Federal, José Dantas Filho, apresentou o relatório das atividades, destacando os contatos feitos e o material disponibilizado para a criação de produtos como um documentário, uma exposição iconográfica e possíveis publicações.
Durante a reunião, também foram aprovados diversos requerimentos, incluindo autorização para diligências externas, promoção de audiências públicas e seminários, celebração de acordos de cooperação, contratação de especialistas e formalização de parcerias. O senador Fernando Dueire elogiou os resultados da comissão, ressaltando a importância histórica do trabalho realizado.
A Comissão Temporária em Comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador segue com suas atividades em andamento, planejando as próximas etapas para as comemorações do bicentenário deste importante evento na história do Brasil.