Comissão Mista de Mudanças Climáticas planeja nova versão da plataforma Farol Verde para a 2ª edição da Virada Parlamentar Sustentável.



A Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) aprovou nesta quarta-feira (10) a realização de uma audiência pública para apresentação da nova versão da Plataforma Farol Verde. O evento acontecerá no âmbito da 2ª edição da Virada Parlamentar Sustentável, programada para o mês de julho. A iniciativa partiu da deputada Socorro Neri (PP-AC), presidente da comissão, que apresentou o requerimento para promover o debate.

A Plataforma Farol Verde é um sistema inovador que disponibiliza informações sobre o engajamento de senadores e deputados em questões relacionadas ao meio ambiente. Lançado em 2022, o sistema analisou 585 candidatos que concorreram às eleições para o Congresso Nacional naquele ano. Desse total, 545 candidataram-se à Câmara Federal e 40 ao Senado. A deputada Socorro Neri ressalta que a análise abrangeu tanto candidatos à reeleição quanto novos concorrentes.

“A atualização do Farol Verde permitirá uma avaliação detalhada da postura dos parlamentares em relação a questões socioambientais durante a 57ª legislatura. Além de auxiliar a sociedade civil e os movimentos sociais na identificação de possíveis aliados nas causas ambientais, a plataforma contribuirá para fortalecer a democracia ao oferecer maior transparência sobre as posições dos parlamentares em relação aos compromissos assumidos com seus eleitores”, destaca Socorro Neri.

Para o debate, foram convidados representantes do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), responsável pelo desenvolvimento da plataforma Farol Verde, bem como representantes da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Frente Parlamentar Ambientalista e organização Pacto pela Democracia.

Além disso, durante a reunião, foram aprovados requerimentos do vice-presidente da CMMC, senador Humberto Costa (PT-PE), para a realização de diligências no Pantanal mato-grossense, afetado por incêndios florestais, e nos estados de Pernambuco e Sergipe, para visitar áreas atingidas pelo processo de desertificação. A comissão também aprovou um requerimento da deputada Socorro Neri para a realização de uma audiência pública sobre projetos de lei que incentivam tecnologias voltadas para a redução das emissões de metano no Brasil, gás de efeito estufa que precisa ser controlado conforme estabelecido no Acordo de Paris.

As datas para a realização desses eventos serão definidas posteriormente pela comissão. O objetivo é promover um debate amplo e construtivo sobre questões cruciais para a preservação do meio ambiente e o combate às mudanças climáticas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo