Comissão especial da Câmara dos Deputados ouve ministro sobre regulamentação do Fundo Nacional para Calamidades Públicas nesta quarta-feira.



A comissão especial da Câmara dos Deputados responsável pela prevenção e auxílio a desastres e calamidades naturais realizou, nesta quarta-feira (27), uma importante audiência com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. O objetivo principal da reunião era obter esclarecimentos sobre a regulamentação do Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap).

O encontro foi uma solicitação do deputado Gilson Daniel (Pode-ES) e aconteceu no plenário 13, às 14h30. Durante a discussão, o deputado destacou a importância da Lei 12.340/10, que estabelece o Sistema Nacional de Defesa Civil como um marco fundamental no enfrentamento de calamidades públicas no Brasil. A lei abrange ações de mitigação, preparação, prevenção, recuperação, resposta e restabelecimento nas áreas afetadas.

Um dos pontos cruciais da legislação é a necessidade de regulamentar o funcionamento, as competências, as responsabilidades e a composição do Conselho Diretor do Fundo Nacional para Calamidades Públicas. Este conselho será responsável pela gestão dos recursos do Funcap, além de estabelecer critérios para priorização e aprovação dos planos de trabalho, acompanhamento, fiscalização e aprovação da prestação de contas.

O deputado Gilson Daniel ressaltou a importância da regulamentação dos dispositivos da lei relacionados ao Conselho Diretor do Fundo, enfatizando a relevância desse órgão para as ações de prevenção e auxílio em situações de desastres naturais.

A audiência foi um passo importante no processo de aprimoramento das medidas de prevenção e auxílio em casos de calamidades públicas no país. A transparência e eficácia na gestão do Fundo Nacional para Calamidades Públicas são fundamentais para garantir a segurança e proteção das comunidades em momentos de crise.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo