Além disso, o texto propõe alterações na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), proibindo o contingenciamento dos recursos destinados à prevenção de desastres naturais e à assistência às populações atingidas. Também impede o remanejamento dessas verbas por estados e municípios, com o objetivo de garantir a destinação correta dos recursos para a proteção da população em situações de emergência.
O relator do projeto, deputado Mário Negromonte Jr. (PP-BA), que preside a comissão, destacou a importância da criação da FNDC diante dos desastres recentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Segundo ele, a instituição dessa força nacional é oportuna e desejável para garantir uma resposta eficiente e coordenada em situações de crise.
A proposta já havia sido aprovada pela Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional e agora seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votada no Plenário da Câmara dos Deputados. A tramitação desse projeto é um passo importante para fortalecer as ações de defesa civil e garantir mais segurança e assistência às comunidades impactadas por desastres naturais.
Portanto, a criação da Força Nacional de Defesa Civil representa um avanço significativo na proteção das populações vulneráveis e na prevenção de tragédias decorrentes de eventos naturais. A expectativa é que, com a implementação dessa medida, o país esteja mais bem preparado e organizado para lidar com situações de emergência e garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos.






