Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprova projeto que transforma Cefet em universidades tecnológicas em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana, o projeto de lei PL 5102/23 que tem como objetivo transformar os centros federais de educação tecnológica (Cefet) de Minas Gerais e do Rio de Janeiro em universidades tecnológicas federais (UTFs). Essa mudança representa um avanço significativo no cenário da educação, com a criação da Universidade Tecnológica Federal de Minas Gerais (UTFMG) e da Universidade Tecnológica Federal do Rio de Janeiro (UTFRJ).

O projeto, de autoria do deputado Patrus Ananias (PT-MG), estabelece as diretrizes para a organização das novas universidades, abordando temas como objetivos, fontes de recursos e mandato de reitores. A relatora do projeto, deputada Chris Tonietto (PL-RJ), destacou a importância da iniciativa, ressaltando que as novas universidades irão manter o foco na educação profissional técnica de nível médio.

As emendas propostas pela relatora também chamaram a atenção, pois deixam claro que caberá ao Ministério da Educação elaborar as normas necessárias para a implantação de cada universidade. Isso representa um equilíbrio entre a autonomia universitária e a regulamentação do órgão responsável pela educação no país.

É importante ressaltar que os dois Cefets em questão já atendem aos requisitos legais estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para se transformarem em universidades, como a produção intelectual e a qualificação do corpo docente. O Cefet-MG e o Cefet-RJ possuem percentuais elevados de professores com mestrado e doutorado, demonstrando excelência acadêmica.

O projeto agora seguirá para análise das comissões de Finanças e Tributação, e posteriormente da Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Para que se torne lei, será necessário ainda a aprovação tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado. A população aguarda com expectativa essas próximas etapas, que representam um importante passo rumo à melhoria e expansão do ensino tecnológico no país.

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