A iniciativa para esse importante debate partiu da deputada Socorro Neri (PP-AC), que ressaltou a importância dessas autarquias federais no contexto da governança e gestão da educação no Brasil. Segundo a parlamentar, tanto o FNDE quanto o Inep vêm enfrentando dificuldades relacionadas à alta rotatividade funcional e à falta de servidores, problemas esses que são decorrentes de remuneração baixa e carreiras mal estruturadas.
A audiência pública está agendada para as 10 horas e ocorrerá no plenário 10 da Câmara dos Deputados. A expectativa é de que representantes dos órgãos envolvidos, especialistas da área educacional e demais interessados possam contribuir com propostas e soluções para aprimorar as condições de trabalho e valorização dos servidores do FNDE e Inep.
Além disso, o público terá a oportunidade de conferir a lista de convidados para a audiência no link disponibilizado, o que possibilitará um melhor acompanhamento e compreensão do debate que será realizado. A expectativa é de que essa audiência pública possa contribuir significativamente para o fortalecimento das carreiras dessas autarquias e, consequentemente, para a melhoria da qualidade da educação no país.