Comissão de Educação aprova projetos que instituem o Dia Nacional do Físico e o Dia Nacional das Ciências Aeronáuticas.



A Comissão de Educação do Senado aprovou por unanimidade dos presentes nesta terça-feira (21) a criação do Dia Nacional do Físico e o Dia Nacional das Ciências Aeronáuticas. Os senadores acataram os relatórios do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), sem emendas, aos Projetos de Lei (PL) 3.441/2021 e 574/2020.

O Dia do Físico, a ser comemorado em 19 de maio, foi proposto pela Câmara dos Deputados e agora irá à sanção presidencial, salvo se no mínimo um décimo dos senadores solicitarem análise em Plenário. O senador Esperidião Amin (PP-SC), designado relator ad hoc, homenageou os profissionais da área, ressaltando que a física se relaciona com diversas outras disciplinas como engenharias, matemática e ciências humanas. Amin destacou a importância da física em diversos avanços tecnológicos, ressaltando a relevância dos serviços prestados à nação por esses importantes profissionais.

Por sua vez, o Dia das Ciências Aeronáuticas foi proposto pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) para ser celebrado anualmente em 8 de agosto. O projeto agora irá para análise pelos deputados, a menos que pelo menos nove senadores exijam tramitação no Plenário. Amin, mais uma vez, apontou a relevância histórica da data escolhida em razão dos feitos do padre brasileiro Bartolomeu Lourenço de Gusmão.

Em 8 de agosto de 1709, diante do rei D. João V, foi realizada a primeira experiência pública bem-sucedida com um aeróstato, ou seja, um balão ou dirigível a ar quente. O luso-brasileiro, conhecido como “Padre Voador”, passou a ser considerado o “Pai da Aerostação” após o sucesso da experiência.

Essa decisão tomada pela Comissão de Educação do Senado reflete a importância de reconhecer e homenagear profissionais e datas que são relevantes para o avanço da ciência e tecnologia em território nacional. A aprovação por unanimidade demonstra o reconhecimento da importância de tais profissões e avanços para o desenvolvimento do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo