Comissão de Comunicação e Direito Digital aprova projetos de decreto legislativo para serviços de radiodifusão em cinco estados brasileiros.

Na última quarta-feira, a Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) aprovou dez projetos de decreto legislativo (PDL) que autorizam ou renovam serviços de radiodifusão em várias cidades do Brasil. As propostas, que já haviam sido aprovadas na Câmara dos Deputados, receberam parecer favorável dos relatores e serão encaminhadas para promulgação e publicação, desde que não haja recurso para análise em Plenário.

Os projetos aprovados autorizam ou renovam serviços de radiodifusão comunitária em cidades do Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná, Distrito Federal e Pernambuco. Os relatores dos projetos analisados pela comissão foram Hamilton Mourão, Rodrigo Cunha, Izalci Lucas, Efraim Filho e Flávio Arns.

Além da aprovação dos projetos, a comissão aprovou requerimentos apresentados por senadores. Entre eles, o senador Izalci Lucas solicitou informações ao Ministério das Comunicações em relação a um dos projetos aprovados, a fim de obter cópia da outorga e as declarações de “bons antecedentes” dos dirigentes da entidade responsável pelo serviço de radiodifusão comunitária. O relatório com os pedidos de informação foi lido por Mourão e aprovado simbolicamente.

Outro requerimento aprovado foi apresentado pelo senador Zequinha Marinho, que propôs a realização de uma audiência pública para debater o projeto de lei que altera o Marco Civil da Internet. A proposta original previa a exigência de cadastro de usuários para a criação de perfis na internet, mas sofreu modificações no substitutivo apresentado pelo relator do texto, senador Astronauta Marcos Pontes. Essas modificações incluem a obrigação dos provedores de internet de manterem dados de geolocalização de registros de acesso e autorização para o Ministério Público e delegados de polícia requererem registros de conexão na internet sem autorização judicial prévia.

A realização da audiência pública foi proposta por Marinho, que destacou a importância de ouvir todos os lados envolvidos e discutir os impactos e implicações das modificações propostas no projeto de lei.

Essas aprovações e requerimentos foram realizados na última reunião da Comissão de Comunicação e Direito Digital, que teve parecer favorável dos relatores e segue encaminhando os projetos para promulgação e publicação.

Sair da versão mobile