Comissão da Câmara dos Deputados debate rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de pulmão no SUS

A comissão especial da Câmara dos Deputados responsável por acompanhar o combate ao câncer no Brasil estará promovendo um debate crucial nesta terça-feira (25). O foco da discussão será o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de pulmão no Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo a um pedido da deputada Flávia Morais (PDT-GO). O evento está marcado para começar às 14h30, no plenário 7.

De acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) de 2023, o câncer de pulmão é o terceiro mais comum entre homens e o quarto mais comum entre mulheres no Brasil. Apenas 15% dos pacientes com essa doença são diagnosticados nos estágios iniciais, o que poderia resultar em cura, conforme destacou a deputada Flávia Morais.

Além do impacto na saúde dos pacientes, o diagnóstico tardio do câncer de pulmão também acarreta em um enorme custo econômico para o país. Um estudo realizado pelo Insper apontou que as 29,3 mil mortes relacionadas a essa doença em 2019 resultaram em custos anuais diretos e indiretos de aproximadamente R$ 1,3 bilhão, sendo 80% desses custos associados a perdas de produtividade.

A falta de um programa nacional de rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de pulmão é uma realidade preocupante no Brasil, uma vez que estudos demonstram que o rastreamento ativo em populações de alto risco pode aumentar significativamente as chances de cura dos pacientes. A deputada Flávia Morais expressou sua preocupação com o cenário atual, destacando a necessidade urgente de implementar medidas eficazes nesse sentido.

Portanto, o debate que será realizado na comissão especial da Câmara dos Deputados é de extrema importância para abordar questões cruciais relacionadas ao combate ao câncer de pulmão no país e buscar soluções efetivas para melhorar o diagnóstico e tratamento dessa doença. A discussão contará com a presença de diversos especialistas e representantes da área da saúde, e espera-se que novas propostas e diretrizes sejam estabelecidas para enfrentar esse desafio de saúde pública.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo