Comissão aprova isenção de IPI para máquinas agrícolas compradas por pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou autistas.



A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que tem o objetivo de beneficiar esse grupo específico ao isentar do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a compra de máquinas, tratores e equipamentos agrícolas fabricados no Brasil ou em países do Mercosul por pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou que sejam do espectro autista.

Além disso, também ficam isentas as compras de tratores fabricados em países membros do GATT, acordo que engloba nações como Estados Unidos, França e Austrália. A isenção poderá ser utilizada uma vez a cada três anos, por pessoa com deficiência ou seu representante legal, mediante comprovação à Receita Federal do Brasil.

O texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado Bruno Farias (Avante-MG), ao Projeto de Lei 3231/21, do ex-deputado Enio Verri (PR). Farias incluiu a possibilidade de compra de tratores de países do GATT e a necessidade de vincular a isenção ao Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro) para trânsito em ruas e estradas.

Segundo Farias, a isenção proporciona mais oportunidades de desenvolvimento e participação nas atividades agrícolas para as pessoas com deficiência, especialmente aquelas que residem em áreas rurais. O projeto seguirá para análise das comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.

Essa medida visa não apenas beneficiar economicamente as pessoas com deficiência, mas também garantir maior inclusão e acessibilidade a elas, especialmente em atividades essenciais como a agricultura. A expectativa é de que essa isenção contribua para uma maior igualdade de oportunidades e para o desenvolvimento desses indivíduos em diferentes áreas da sociedade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo