Comissão apresenta resultados e encaminhamentos das visitas em Fortaleza e Recife sobre os 200 anos da Confederação do Equador.

A Comissão em Comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador (CTI200CONFEQ) divulgou hoje os resultados das visitas e reuniões realizadas em Fortaleza e Recife em um relatório que será discutido em sua próxima reunião. Essas duas cidades foram escolhidas por estarem diretamente ligadas ao movimento histórico que marcou o início da luta no Nordeste em 1824 contra a monarquia de Dom Pedro I em defesa da instauração de um regime republicano.

A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, participou das discussões sobre a programação do bicentenário, que terá início em 2 de julho e se estenderá ao longo do ano de 2024. O objetivo é resgatar a importância histórica desse movimento para o estado, que teve um papel crucial na identidade política do país. As comemorações envolverão debates, eventos acadêmicos, concursos de redação, eventos culturais e científicos, entre outras atividades.

A CTI200CONFEQ planeja produzir um documentário, criar um site, publicações, conduzir audiências públicas e realizar uma exposição iconográfica sobre a Confederação do Equador. As visitas e reuniões realizadas nas últimas semanas permitiram a coleta de material de pesquisa e facilitarão a escolha de locais para filmagens e possíveis entrevistados.

Durante as visitas, a comitiva do Senado esteve em universidades, museus e instituições culturais em Pernambuco e no Ceará. Foram identificadas fontes documentais, iconográficas e possíveis eventos culturais e científicos relacionados à data comemorativa. A busca por locais históricos como o memorial em Campos Sales, onde viveu Bárbara de Alencar, e a Praça dos Mártires em Fortaleza, onde líderes da Confederação foram executados, também fez parte da agenda.

Além disso, os representantes da comissão se reuniram com professores, pesquisadores e historiadores nas universidades cearenses, bem como com autoridades locais, visando conhecer a rede de museus e arquivos, avaliar fontes de pesquisa e obter informações sobre eventos planejados para a celebração do bicentenário da Confederação do Equador.

Essa incursão nos estados nordestinos foi fundamental para fortalecer o planejamento das atividades comemorativas e garantiu subsídios importantes para as próximas etapas do projeto. O bicentenário da revolta de 1824 será celebrado com a devida importância e relevância que a história merece, honrando os protagonistas desse momento marcante na trajetória política do Brasil.

Sair da versão mobile