O Projeto de Resolução 11/20, da Mesa Diretora, que institui a discussão e votação remota de proposições foi aprovado na última terça-feira (17), pelo Plenário da Câmara dos Deputados. O texto já foi promulgado como resolução e deve ser regulamentado em 72 horas.
O projeto cria o Sistema de Deliberação Remota (SDR), que estará disponível na próxima semana a partir de desenvolvimento da Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação da Câmara. A intenção é diminuir a necessidade de presença dos parlamentares no Plenário Ulysses Guimarães para as votações, a fim de evitar o contágio pelo coronavírus. Poucas pessoas poderão estar no Plenário, nas votações, como membros da Mesa, alguns servidores e líderes partidários.
Em sua rede social o deputado federal Isnaldo Bulhões, desandou a importância de medidas como está de sua relatoria para conter a proliferação do corona vírus, “É grave a situação por qual vários países tem passado nos últimos dias pelo surto de COVID-19 (Novo coronavírus), sabendo disso, participei, junto de alguns líderes aqui na @camaradeputados , do pronunciamento das medidas que o congresso irá dotar neste período delicado por qual estamos atravessando. Dentre as alternativas, iremos criar um aplicativo para permitir votações à distância e a participação de todos.”, disse Isnaldo em sua rede social.