COM CINCO MANDADOS EM ABERTO – Homem apontado como um dos criminosos mais perigosos de Alagoas é preso na capital

A Polícia Civil de Alagoas e o 4º Batalhão da Polícia Militar, realizou nesta quinta-feira (19), a prisão de um homem de 29 anos apontado como homicida de altíssimo risco e listado entre os criminosos mais perigosos do Estado.

A captura ocorreu na capital após intensas diligências investigativas e operacionais conduzidas pela equipe do 2º Seguimento da DHPP, coordenada pelo delegado Lucimério Campos.

O indivíduo foi localizado e detido em cumprimento a cinco mandados de prisão expedidos por Varas Criminais da Comarca de Maceió, todos relacionados a crimes graves contra a vida e contra o patrimônio, muitos deles praticados com extrema violência e com vinculação a organização criminosa atuante na capital.

Três das ordens judiciais referem-se a condenações já transitadas em julgado, cujas penas somadas ultrapassam 40 anos de reclusão.

Entre os crimes atribuídos ao preso está o homicídio do policial militar Mozart Batista da Silva, ocorrido em 6 de dezembro de 2019, no bairro Jardim Petrópolis II, em Maceió. A ordem de prisão foi expedida pela 7ª Vara Criminal.

Conforme as investigações, o crime foi praticado mediante disparos de arma de fogo, após determinação de liderança de organização criminosa ligada ao tráfico de drogas na região, que identificou a vítima como agente de segurança pública e a considerou uma ameaça às atividades ilícitas do grupo.

A execução teve como objetivo, inclusive, a subtração da arma funcional do militar. A condenação pelo homicídio do policial transitou em julgado, com pena de 16 anos, 7 meses e 15 dias de reclusão.

Resumo dos demais crimes e mandados cumpridos

Dos cinco mandados cumpridos, além do caso envolvendo o policial militar, constam:

1) Homicídio – 9ª Vara Criminal
Crime ocorrido em 29/03/2022, no bairro Chã da Jaqueira, quando a vítima Bruno Sérgio da Silva foi brutalmente espancada e, em seguida, alvejada por disparos de arma de fogo, vindo a óbito após ser socorrida ao HGE. O crime foi praticado em concurso de agentes e o processo encontra-se em tramitação.

2) Roubo majorado com violência – 3ª Vara Criminal
Em 06/10/2016, o preso e comparsas invadiram imóvel no bairro Poço, mantendo vítimas amarradas e trancadas em banheiro sob grave ameaça com arma de fogo, subtraindo diversos bens e causando lesões físicas. A condenação transitou em julgado, com pena de 8 anos, 1 mês e 22 dias de reclusão.

3) Homicídio qualificado – 7ª Vara Criminal
No dia 16/12/2019, a vítima Williams dos Santos Vieira foi executada a tiros logo após sair de sua residência com esposa e filho, sendo abordada por criminosos encapuzados que efetuaram diversos disparos, inclusive após a vítima implorar por sua vida. O crime teria sido motivado por retaliação de organização criminosa. Pena de 19 anos e 3 meses de reclusão, com trânsito em julgado.

4) Homicídio consumado e tentativa de homicídio – 9ª Vara Criminal
Fato ocorrido em 08/05/2024, no bairro Chã da Jaqueira, quando o investigado executou Antônio Severino da Silva Neto com arma de fogo e, no mesmo contexto, atentou contra a vida de outra vítima. O processo encontra-se em tramitação.

Segundo avaliação das forças de segurança, o preso figurava entre os cinco criminosos mais perigosos do Estado, impondo temor à comunidade da Grota Santa Helena e áreas adjacentes.

Após a captura, o homem foi conduzido à unidade policial competente e permanece à disposição da Justiça. Ele será apresentado em audiência de custódia hoje, quando serão avaliadas as medidas judiciais cabíveis, sendo posteriormente recolhido ao sistema prisional para cumprimento das penas impostas pelo Poder Judiciário.

*Com informações da PCAL

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo