Coletas externas de sangue acontecem amanhã em Coruripe e Santana do Ipanema com equipes volantes do Hemoal.

 

Nesta quinta-feira (17), as equipes volantes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estarão presentes nos municípios de Coruripe e Santana do Ipanema para realizar coletas externas de sangue. Essa iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso dos alagoanos à prática da doação voluntária, além de garantir um estoque estável para atender às demandas transfusionais.

Em Coruripe, a ação acontecerá das 8h às 16h, na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), localizada ao lado do Hospital Carvalho Beltrão. Já em Santana do Ipanema, o evento será realizado no Hospital Clodolfo Rodrigues, também no horário das 8h às 16h.

Para realizar a doação de sangue, é necessário atender a alguns requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Os voluntários devem ter entre 16 e 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos. Além disso, é imprescindível apresentar um documento de identificação com foto e estar utilizando máscara de proteção facial. É importante ressaltar que pessoas que contraíram HIV/AIDS, sífilis ou hepatite após os 11 anos de idade, assim como portadores da doença de Chagas, não podem realizar a doação de sangue. Pacientes que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, bem como aqueles que colocaram piercing, também estão impedidos de doar sangue por um período de 12 meses.

As doações de sangue são de extrema importância para a saúde pública, uma vez que são utilizadas em transfusões para pacientes que necessitam de reposição sanguínea, seja por cirurgias, acidentes ou tratamentos médicos. Por esse motivo, é fundamental que a população se conscientize sobre a importância da doação voluntária e regular de sangue.

O Hemoal também informa que está tomando todas as medidas de segurança recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelas autoridades de saúde para evitar a disseminação do coronavírus durante as coletas externas. A higienização adequada das mãos, o uso de máscaras, a manutenção do distanciamento social e a desinfecção dos locais de doação são algumas das medidas adotadas.

Dessa forma, por meio dessas coletas externas, o Hemoal reafirma seu compromisso em garantir o abastecimento e a qualidade do estoque de sangue, contando com a solidariedade e participação ativa da população alagoana para contribuir nessa causa tão importante.

Sair da versão mobile