Colapso iminente: Mina 18 monitorada pela Braskem em Maceió está afundando 53 cm por dia, alerta Defesa Civil.






Mina 18 monitorada pela Braskem corre risco de colapso em Maceió

Alerta em Maceió: Mina 18 monitorada pela Braskem pode colapsar a qualquer momento

A mina 18 monitorada pela Braskem, localizada no bairro Mutange, em Maceió, está sob alto risco de colapso, de acordo com a Defesa Civil Municipal. O alerta máximo foi emitido devido à possibilidade iminente de colapso, especialmente na região do antigo campo do CSA. As autoridades previam que o colapso ocorresse às 6h desta sexta-feira (1°).

Em comunicado, a Defesa Civil alertou que estudos indicaram um aumento significativo na movimentação do solo na mina 18, o que aponta para a possibilidade de um colapso e o surgimento de um sinkhole. Como medida de precaução, a população foi orientada a evitar transitar na área desocupada até que haja uma nova atualização da Defesa Civil. Além disso, estão sendo implementadas medidas de controle e monitoramento para reduzir o perigo em potencial.

A equipe de análise da Defesa Civil destacou que as informações têm como base dados contínuos, incluindo análises sísmicas. “A Defesa Civil de Maceió reitera a recomendação de evitar a área desocupada do antigo campo do CSA por questões de segurança”, ressaltou o órgão.

Durante uma reunião online realizada na quinta-feira (30) com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), a Defesa Civil de Maceió revelou que a mina 18 está afundando a uma média de 53 cm por dia. Nas últimas 48 horas, o subsolo da região afundou 1,10 m, a uma velocidade média de dois centímetros por hora, detalhou o órgão.

Para realizar a medição do afundamento do solo, a Defesa Civil utiliza um método chamado de inverso da velocidade, que permite estimar a estrutura do subsolo a partir de dados de ondas sísmicas. Imagens aéreas do terreno onde está localizada a mina da Braskem já mostram fissuras no solo, o que evidencia a gravidade da situação.


Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo