Ao todo, serão utilizados 10 contêineres, contendo cerca de 20 toneladas de materiais, mobiliários, material gráfico, uniformes, equipamentos esportivos, entre outros itens. Além disso, haverá mais de 41 mil medicamentos, bandagens e equipamentos médicos para garantir o bem-estar dos competidores durante os Jogos.
“A preparação para a logística começa com muita antecedência em projetos assim, tão grandes. Dois, três anos antes, a gente já começa a entender qual vai ser o nível de serviço da missão. Entre dez e oito meses antes dos Jogos, chegamos a um plano final para o envio dos materiais”, explicou Sebastian Pereira, gerente executivo de Alto Rendimento e subchefe da Missão Paris 2024.
A complexa operação logística envolverá o transporte de materiais de sete países diferentes, incluindo China, Paquistão, Suécia, República Checa, Portugal, Itália e, claro, Brasil. Os materiais serão enviados por via marítima, aérea e terrestre, com destaque para os equipamentos de força, condicionamento físico, eletrodomésticos, materiais de marketing e equipamentos esportivos.
“Apenas a 40 dias dos Jogos de Paris-2024, os materiais já começaram a desembarcar em Paris. É um trabalho complexo, mas estamos muito seguros de que estamos prontos para oferecer aos nossos atletas e oficiais as condições ideais para que eles tenham o melhor desempenho de suas carreiras nos próximos Jogos Olímpicos”, afirmou Sebastián Pereira.
Com uma equipe de planejamento dedicada e um rigoroso controle logístico, o COB garante que tudo estará pronto para receber e apoiar os atletas brasileiros em Paris-2024, oferecendo as condições necessárias para que eles alcancem o melhor desempenho esportivo possível.