CNPS cancela reunião sobre taxa de juros do consignado para beneficiários do INSS sem previsão de nova data para encontro.

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) surpreendeu a todos ao cancelar a reunião prevista para discutir o teto da taxa de juros no crédito consignado para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estava agendada para a quinta-feira, dia 30. A decisão deixou muitos questionamentos, já que não foi divulgada uma nova data para a realização do encontro.

Em entrevista ao Broadcast, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, justificou o cancelamento da reunião alegando que uma sessão extraordinária já havia sido realizada no início do mês, e não havia pauta que justificasse um novo encontro neste momento. Questionado sobre a possibilidade de elevação do teto do consignado devido ao aumento dos juros anunciado pelo Banco Central, Lupi afirmou que essa questão não está sendo considerada no momento.

Na última reunião do CNPS, que ocorreu em 9 de janeiro, foi decidido elevar o teto da taxa de juros no crédito consignado para os beneficiários do INSS de 1,66% para 1,80% ao mês, valor sugerido pelo Ministério da Previdência Social. Vale ressaltar que a taxa de juros do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício manteve-se em 2,46% ao mês.

Os bancos, representados por Ivo Mósca, haviam solicitado uma taxa de 1,99% ao mês na reunião. Mósca alegou que a taxa de 1,80% não seria suficiente para cobrir os prejuízos dos bancos nessa modalidade e alertou que, sem uma mudança significativa, as instituições não conseguirão atender toda a demanda de crédito. Segundo ele, o teto de 1,99% seria um novo valor mínimo para viabilizar a retomada da modalidade pelos correspondentes bancários.

A decisão do CNPS de cancelar a reunião deixou o setor financeiro em alerta, principalmente diante do cenário de aumento da Selic, que passou de 10,50% para 12,25% ao ano. Com a expectativa de novas altas, a preocupação com a taxa de juros do crédito consignado se intensifica. A previsão é que o Comitê de Política Monetária do BC anuncie uma Selic de 13,25% na próxima reunião, o que pode impactar significativamente o mercado de crédito consignado.

Sair da versão mobile