Clubes de futebol do Rio Grande do Sul se unem em apoio às vítimas das enchentes e montam pontos de coleta de doações.

No último domingo (3), o estado do Rio Grande do Sul foi atingido por um ciclone, resultando em enchentes que deixaram inúmeras famílias desabrigadas e levaram alguns municípios da Serra Gaúcha a entrar em estado de emergência. Diante dessa situação, os clubes Grêmio, Internacional e Juventude se uniram para apoiar as vítimas e montaram pontos de coleta de doações em diferentes cidades do estado.

O clube Juventude, sediado em Caxias do Sul, abriu o Centro de Treinamento (CFAC) como um local para receber doações. A prefeitura da cidade e os bombeiros orientaram sobre a necessidade de doar agasalhos, água mineral, itens de limpeza e alimentos não perecíveis. O presidente do Juventude, Fábio Pizzamiglio, destacou que as doações já superaram as expectativas e que todos os itens arrecadados serão destinados às famílias desabrigadas. Até o momento, o clube já entregou mil litros de água, 32 cestas básicas, 150 sacolas de alimentos, 90 itens de higiene, 3 colchões e 100 sacolas com outros produtos.

O Grêmio também montou centros de arrecadação de doações em diferentes pontos, como a GrêmioMania Megastore e o Departamento Consular da Arena Grêmio, além dos Consulados Femininos em outras cidades.

Já o Internacional disponibilizou o ginásio Gigantinho, no complexo do estádio Beira-Rio, como ponto de coleta de doações. O clube receberá as doações a partir desta sexta-feira (8) até a próxima terça-feira (12), sempre das 8h às 18h. Além disso, durante o confronto entre Inter e São Paulo, válido pelo Campeonato Brasileiro, na próxima quarta-feira (13), haverá três pontos de coleta de alimentos, itens de higiene e roupas no Beira Rio. A torcida colorada também destinou R$ 10 mil às vítimas das enchentes do Vale do Taquari, que serão convertidos em 100 kits de higiene e 100 cobertores entregues pela Defesa Civil do RS.

Todas as doações são extremamente importantes nesse momento e o apoio da torcida tem sido fundamental. O secretário-geral do Internacional, Cauê Vieira, ressaltou a sensibilidade e solidariedade da torcida e afirmou que o papel do clube é ajudar a sociedade em momentos como esse.

A solidariedade dos clubes gaúchos nesse momento de adversidade mostra a importância do esporte em unir as pessoas e ajudar aqueles que mais precisam. Através das doações, é possível amenizar o sofrimento das famílias afetadas pelas enchentes e auxiliar na reconstrução das regiões atingidas. Toda ajuda é bem-vinda e faz a diferença para aqueles que tiveram suas vidas abaladas por essa tragédia.

Sair da versão mobile